agosto 10

Reflexão sobre as perguntas realizadas sobre a aula “migração”

Viver é desenhar sem borracha
Viver é desenhar sem borracha

Os alunos haviam saído de uma aula muito significativa para eles, dava para perceber pela agitação. Eles realizaram um seminário caracterizados, vejam só que interessante.

O que deu errado na aula sobre migração. Eu não soube interagir com eles, deveria ter contemplado e usufruído da empolgação que eles estavam sentindo, com um: “Que legal! A apresentação foi boa! Como foi?”

Mas o professor geralmente está tão programado a seguir o conteúdo que vai ficando dessensibilizado. Como se o aluno tivesse uma chave que girasse e dissesse: “Próximo conteúdo!”

Mas como eu já disse a aprendizagem é significativa, o conhecimento é prazeroso, e em algumas vezes, o tornamos um castigo.

Muitas vezes, matamos a alegria e o amor que o aluno tem por algumas disciplinas, tornando o ato de conhecer o mundo através do conhecimento e da escola  um fardo muito pesado. Poderia ser mais leve….. não só falando, mas ouvindo. O professor as vezes fala muito, e ouve pouco. Sempre preso, nas grades curriculares, e estar cercado sempre de pessoas, jovens e crianças é um privilégio que muitos nunca conhecerão, as vezes dá vontade de gritar, ficar brava, chorar e rir junto com eles. Uma loucura! Mas todos os dias, nesta profissão lembramos que estamos vivos, pelos vários sentimentos que nos envolve em somente um dia de trabalho!


Copyright 2021. All rights reserved.

Publicado 10 \10\-03:00 agosto \10\-03:00 2015 por Paula na categoria "Uncategorized

Sobre o Autor

Professora PEB II de Sociologia na Rede Estadual de Ensino